Categories:> Tendências

As principais tendências digitais para 2019

Nas mais diversas áreas, desde a moda, ciência e saúde, até à indústria automóvel ou setor financeiro, vamos assistir ao crescimento dos assistentes virtuais, a tecnologia ao serviço da saúde, a reação e adaptação às inovações, a transformação conduzida pela ciência, as experiências imersivas e os wearables.

A Inteligência Artificial vai continuar a evoluir em 2019, tornando-se cada vez mais presente em diversos setores. Esta tendência terá especial impacto no desenvolvimento dos assistentes virtuais. A IA vai permitir uma crescente personalização dos serviços, contribuindo de forma decisiva para que marcas e empresas consigam responder de forma mais célere às necessidades, dúvidas e problemas dos seus clientes.

Nesta transformação, as designadas Tecnologias Imersivas, que tiram partido da Realidade Virtual e da Realidade Aumentada, vão também conhecer avanços significativos. Empresas e marcas vão alargar o seu espetro de produção de conteúdo e apostar no desenvolvimento de experiências únicas, através de tecnologias sensoriais e imersivas com recurso à Realidade Virtual, para se colocarem à frente da concorrência e aumentarem o seu leque de clientes.

Os wearables, ou seja, dispositivos que são usados pelos próprios utilizadores, como roupas inteligentes, relógios inteligentes e aparelhos auditivos, continuam em amplo desenvolvimento. Nos próximos tempos haverá avanços significativos, nomeadamente no âmbito de dispositivos que fazem a leitura de dados biométricos para controlar o estado de saúde ou prevenir determinadas doenças. Os aparelhos de automonitorização vão sofrer especial evolução, principalmente com o impulso de dispositivos de rastreamento, como as pulseiras de tracking.

Em 2019, a tecnologia será colocada cada vez mais ao serviço da Saúde. A criação e aperfeiçoamento de aplicações vão tornar-se presença obrigatória nas ações das instituições de saúde e diversos avanços tecnológicos vão permitir que os pacientes usufruam de benefícios que irão tornar não só o seu presente mais saudável, como também aumentar a sua longevidade.

A tecnologia está a tornar-se transversal a toda a sociedade e, consequentemente, a tendência natural é assistirmos a uma reação e adaptação a estas inovações por parte das empresas. Para não ficarem para trás, estas precisam de colocar a tecnologia ao serviço da inovação, usufruindo de todos os seus benefícios.